Existe uma forte correlação entre o câncer e a obesidade.

28/10/2020 às 12:18:50

Existe uma forte correlação entre o câncer e a obesidade.  Estudos mostram que a perda intencional de peso pode ser uma ferramenta importante para prevenir a incidência de câncer. Vamos entender o porquê!

A obesidade é caracterizada por uma inflamação crônica de baixo grau e durante o processo de perda de peso várias alterações no órgão adiposo podem ocorrer e modificar a composição e função do tecido, também remodelando a paisagem das células imunes.

A perda de peso pode aumentar a presença de adipócitos do tipo marrom no tecido adiposo branco subcutâneo, um processo também conhecido como escurecimento ou bege, e isso pode ter um impacto significativo no microambiente do tumor. Considerando que o tecido adiposo marrom pode ter um potencial terapêutico contra o câncer.

A ativação do metabolismo adiposo marrom, bem como a indução do escurecimento da WAT, pode melhorar a resistência à insulina, reduzir a inflamação e aumentar a secreção de moléculas anti-inflamatórias, criando um microambiente antitumorigênico.

Então, assim chegamos a conclusão que o tecido adiposo branco está profundamente envolvido no câncer, quanto mais esse tecido aumenta no corpo, maior é microambiente pró-tumorigênico. Mas, quando há o emagrecimento, temos a indução do escurecimento da WAT (tecido mais abundante no corpo) facilitando a perda de peso e melhorando a saúde metabólica, reduzindo assim as chances de ter câncer.

Referência: The Impact of the Adipose Organ Plasticity on Inflammation and Cancer Progression

Dr. Nilson Fernandes
CRM-BA 25833