Existe uma forte correlação entre o câncer e a obesidade.

18/04/2020 às 09:19:35

Estudos mostram que a perda intencional de peso pode ser uma ferramenta importante para prevenir a incidência de câncer.

Vamos entender o porquê!

• A obesidade é caracterizada por uma inflamação crônica de baixo grau e durante o processo de perda de peso várias alterações no órgão adiposo podem ocorrer e modificar a composição e função do tecido, também remodelando a paisagem das células imunes.

• A perda de peso pode aumentar a presença de adipócitos do tipo marrom no tecido adiposo branco subcutâneo, um processo também conhecido como escurecimento ou bege, e isso pode ter um impacto significativo no microambiente do tumor. Considerando que o tecido adiposo marrom pode ter um potencial terapêutico contra o câncer.

• A ativação do metabolismo adiposo marrom, bem como a indução do escurecimento da WAT, pode melhorar a resistência à insulina, reduzir a inflamação e aumentar a secreção de moléculas anti-inflamatórias, criando um microambiente antitumorigênic

Então, assim chegamos a conclusão que o tecido adiposo branco está profundamente envolvido no câncer, quanto mais esse tecido aumenta no corpo, maior é microambiente pró-tumorigênico. Mas, quando há o emagrecimento, temos a indução do escurecimento da WAT (tecido mais abundante no corpo) facilitando a perda de peso e melhorando a saúde metabólica, reduzindo assim as chances de ter câncer.

Referência: The Impact of the Adipose Organ Plasticity on Inflammation and Cancer Progression.

R. Barão do Rio Branco, 892
(75) 2102-2000