Conheça agora as 7 pausas hormonais humanas!

22/08/2019 às 18:18:03

Conforme envelhecemos, a capacidade do nosso corpo produzir hormônios de grande importância para nossa saúde diminui.

Conheça agora as 7 pausas hormonais humanas!

▪️1) Menopausa: a produção dos hormônios sexuais femininos (progesterona e estrogênio) descresce. Além da interrupção da menstruação, a oscilação dos níveis hormonais causa dificuldades emocionais, sensação de calor, perda de energia e muito desconforto físico.
▪️2) Andropausa: é o declínio na produção de testosterona, um hormônios sexual masculino, trazendo alterações como cansaço, oscilações do humor, disfunção erétil, redução da libido.
▪️3) Melatopausa: interrupção na produção de melatonina, conhecido como hormônio do sono, que é produzido pela glândula pineal (hipófise). Essa pausa prejudica uma rotina de sono saudável.
▪️4) Eletropausa: ocorre em função da deficiência de pregnolona, um hormônio cerebral que ajuda no processo da memória, inclusive, fazendo com que lembremos dos nossos sonhos.
▪️5) Adrenopausa: diminuição da secreção de DHEA e cortisol pelas glândulas suprarrenais. É uma das grandes causadoras da fadiga crônica, em que o paciente sentirá uma queda na energia do corpo.
▪️6) Tireopausa: declínio dos hormônios produzidos pela tireóide. A baixa desses hormônios causa oscilações no humor e alterações na pele, unha e cabelos, que ficam mais ressecados e quebradiços!
▪️7) Somatopausa: diminuição da secreção de GH, o hormônio do crescimento, causando perda de massa muscular (sarcopenia), menor lubrificação das articulações e declínio do sistema imunológico.

Suspeita que está passando por alguma dessas pausas? Agende uma consulta conosco e veja como podemos ajudar você!